Cadastre-se para
receber dicas!

Um líder está no mundo do menos ou no mundo do mais?

Olá Líder Voluntário,

A pergunta do título deste artigo é bem pertinente para o momento que vivemos, onde a crise se arrasta por muito tempo, os números mostram que ainda não chegamos no fundo do posso e que mais tempestade vem por aí até que possamos ver a luz do sol.

Num cenário como este, é comum pessoas se voltarem para o “mundo do menos”, e assim buscarem reduzir de tamanho, se conformar com a crise, cortar “na carne” como costumam dizer. Não há nada de errado em atuar assim, porém isso é pouco. E principalmente: esta não é a postura de um líder.

A postura do líder deve estar no “mundo do mais”. Incentivar, motivar, procurar alternativas para que a “luz do sol” apareça logo, ou pelo menos nos mantenha esperançosos (já citei em outro artigo a famosa frase de Napoleão: “O líder é um mercador de sonhos”) e promova ações para sairmos da situação atual.

E por que resolvi escrever sobre este tema hoje?

Porque acompanhei agora a pouco uma excelente iniciativa da ADVB/SC (com apoio da FECOMERCIO / SC) para superar a crise. A iniciativa tem por nome provocativo: Eu Movo o Mercado (você pode acessar mais aqui) e através de cases, informações e uma campanha focada em deixar de olhar para os 4% de retração do PIB e olhar para os 5,6 trilhões de reais que ainda vão movimentar a economia como oportunidade de fazer funcionar o “mundo do mais”.

Captura de Tela 2016-04-12 às 12.50.20

Usa como imagem o iceberg, demonstrando que tem muito mais abaixo do que vemos acima da linha da água. E assim é também com a crise: na parte de cima (o visível) estão os problemas, as notícias ruins; e na parte de baixo (o invisível) estão as boas ações, os negócios que estão acontecendo, as empresas que crescem apesar da crise.

Vale a pena conferir os exemplos, o manifesto e a campanha que faz pensar.

É de iniciativas como essa, comanda brilhantemente pelo presidente Daniel Silva e de sua dedicada equipe.

Parabéns Presidente Daniel, parabéns ADVB / SC por nos motivar.

Fraternalmente,

Luc Pinheiro

 

COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO